O CELU é o exame argentino de domínio do idioma espanhol como língua estrangeira que existe desde junho de 2004 e possui o aval do Ministério de Educação, Ciência e tecnologia da Republica Argentina. O certificado é aceito pelo Ministério de Educação (MEC) do Brasil e a prova tem como objetivo avaliar o desempenho de falantes não-nativos em língua espanhola.
O CELU surgiu em resposta à demanda dos estrangeiros que residem na Argentina, estendendo- se, posteriormente, àqueles que estudam a língua em outros países. São os brasileiros os principais postulantes ao exame. Esta certificação é oferecida pelo Consórcio Interuniversitário Espanhol Língua Segunda ou Estrangeira (ELSE), que reúne mais da metade das universidades nacionais argentinas.
O certificado também é aceito desde maio de 2006, como comprovação de proficiência em língua espanhola, conforme as normas e procedimentos dos cursos de pós-graduação da FFLCH/USP. Para que tenha essa validade, o candidato deve atingir o nível Intermediário.
Todos os candidatos ao CELU realizam um mesmo exame e recebem um dos três níveis: Básico, Intermediário ou Avançado. Assim, ao inscrever-se, o postulante não necessita encaixar-se em um nível pré-determinado. De modo que o exame avalia o desempenho e, não, o grau de conhecimento da língua.
Como o exame CELU tem por objetivo certificar o desempenho de um falante de espanhol como língua estrangeira em ambientes de estudo e trabalho, não se emite certificado de nível Básico ao candidato que o atinge, pois se considera que somente a partir do nível Intermediário o falante pode comunicar-se satisfatoriamente em tais ambientes.
O usuário de Nível Intermediário é capaz de desempenhar-se com certa fluência e naturalidade em situações familiares, sociais e de serviços, mesmo vacilando em contextos desconhecidos. Desempenha-se de maneira aceitável em âmbitos de trabalho e estudo. Este nível é considerado o limiar universitário.
Desempenha-se confortável e espontaneamente numa ampla gama de situações familiares, sociais, trabalho e acadêmico. Compreende a informação geral e de detalhe, os implícitos e as opiniões enunciadas em textos de diferentes gêneros. Compreende o humor e a ironia, exceto quando desconhece referencias culturais especificas.
A Espanhol Virtual oferece os cursos de preparação para o CELU ao longo de todo o ano, sendo que as provas oficiais são aplicadas em cada semestre nos meses de junho e novembro.
Os cursos de preparação para o CELU são específicos para proporcionar reforço nas diferentes destrezas, informação prática e assessoramento para a realização das provas oficiais.
O exame oficial compõe-se de:
Prepare-se para os exames! Consulte preços e condições.